Acadêmico Lázaro Maxwell Borges, do TCE-MS, entrega modelo para verificar imprecisão orçamentária dos municípios de Mato Grosso do Sul
No dia 16 de maio de 2025 o acadêmico Lázaro Maxwell Borges defendeu sua dissertação de mestrado com o título Fatores que afetam o planejamento orçamentário dos municípios de Mato Grosso do Sul. A banca foi formada pelos professores Gilberto de Araujo Pereira, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Campos de Uberlândia; Adriano Marcos Rodrigues de Figueiredo, do programa de mestrado acadêmico em Contabilidade da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Alessandro Gustavo Souza Arruda orientador da dissertação pelo Profiap/UFMS.
A dissertação aprovada pelos membros da banca faz um levantamento da imprecisão orçamentária dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. O acadêmico, que também é auditor fiscal, recupera os relatórios contábeis dos municípios para mostrar os municípios com as maiores diferenças entre aquilo que foi orçado e o que está sendo executado. Ainda, fomos capaz de produzir um sistema para avaliar o grau de risco orçamentário deste município a partir do seu percentual de imprecisão. O sistema será usado pelo Tribunal de Contas do Estado para justificar a escolha de alguns municípios para avaliação do orçamento.
Com esta defesa, o Profiap conclui os últimos trabalhos produzidos por conta do convênio entre a UFMS e o TCE-MS. E assim espera ter contribuído para a melhoria dos processos e das técnicas utilizadas por aquele tribunal. Estamos sempre em pé e a ordem, com disposição para novos trabalhos.
Alessandro Arruda