Apresentação de artigo no 3º CONAP e 2º CIAP –Congresso Nacional e Internacional em Administração Pública da Rede Nacional PROFIAP contribui para consolidação do OBGOV no âmbito da pesquisa científica
No dia 15 de novembro de 2024, o Observatório de Inteligência e Governança Pública – OBGOV, esteve presente nos congressos em Administração Pública da Rede PROFIAP, para apresentação de um artigo científico completo para a área temática de “Governança e transparência na administração pública”.
Realizado no Grand Park Hotel, em Campo Grande-MS, de 13 a 16 de novembro de 2024, os congressos contaram com a participação de diversos coordenadores da Rede Nacional, provenientes de instituições de ensino que abrigam o mestrado do PROFIAP. O evento celebra os 10 anos de existência do programa, e contou com a participação da Presidente, Prof. Dra. Teresa Cristina Janes Carneiro.
Membro da equipe do OGBOV e discente do curso de Doutorado em Administração da ESAN, Gabrielly Martins dos Santos foi a responsável pela apresentação do trabalho intitulado: “OBSERVATÓRIOS SOCIAIS E GOVERNANÇA PÚBLICA: uma análise bibliométrica sobre as tendências de pesquisa de 2006 a 2024”, que tem como coautores os coordenadores do projeto: Prof. Dr. Alessandro Gustavo Souza Arruda, Prof. Dra. Denise Barros de Azevedo e Prof. Dr. Odirlei Fernando Dal Moro.
O artigo é uma revisão de literatura, construída utilizando técnicas bibliométricas, que conduz uma investigação a respeito das pesquisas existentes sobre temáticas que envolvem o contexto de atuação do OBGOV. As análises revelaram a existência de dois grandes grupos de pesquisas: as que tratam das ciências sociais aplicadas (tomada de decisão, gestão, tecnologia e inovação) e do desenvolvimento de Observatórios (modelos, casos) para a área; e as políticas públicas e saúde (aspecto humano, desenvolvimento local, leis e sustentabilidade).
Após a apresentação na sessão, que incluía outros três trabalhos relacionados a Gestão Pública, ocorreu uma conversa entre os participantes, com comentários, questões e reflexões; as quais contribuíram com novas ideias e perspectivas de aprimoramento das atividades de pesquisa que vem sendo desenvolvidas pelo OBGOV.
Por ora, a apresentação do trabalho contribui para a inserção do OBGOV no cenário da pesquisa científica e, ao mesmo tempo, dissemina parte do conhecimento gerado pelos trabalhos desenvolvidos pela equipe. Para o futuro, o OBGOV busca firmar seu papel de produtor de conhecimento científico, no que tange ao contexto que se insere: vinculado diretamente à investigação e compreensão dos dados das instituições públicas do estado de Mato Grosso do Sul.