Defesa de dissertação na UFMS discute governança em redes de educação e pesquisa
Na tarde de 11 de agosto de 2025, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, em Campo Grande, sediou a defesa da dissertação “Governança em Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa: Desafios e Melhores Práticas”, apresentada por Eduardo Carlos Souza Martins no Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP), da Escola de Administração e Negócios (ESAN). O momento combinou ciência, experiência prática e alguns sorrisos bem-humorados.
A pesquisa foi orientada pelo Prof. Dr. Alessandro Gustavo Souza Arruda e avaliada pela banca composta pelo Prof. Dr. Henrique Mongelli, Diretor de Governança da UFMS, Prof. Dr. George Lauro Ribeiro de Brito, Coordenador do Profiap da UFT e o Prof. Dr. Jeovann de Carvalho Figueiredo, do PROFIAP/UFMS.
O estudo abordou as Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (REDECOMEP) — infraestruturas de fibras ópticas que conectam universidades e centros de pesquisa — e analisou modelos de governança, desempenho e desafios de gestão dessas redes interorganizacionais. Com mais de duas décadas de experiência prática no assunto, Eduardo apresentou um diagnóstico detalhado e um conjunto de melhores práticas capazes de fortalecer a cooperação entre instituições públicas, garantindo mais estabilidade e sustentabilidade para essas redes estratégicas.
Além de contribuir para o avanço do conhecimento acadêmico, a pesquisa tem potencial de impacto direto em políticas públicas de conectividade para educação e pesquisa no Brasil. A implementação das recomendações pode significar redes mais eficientes, ampliar a inclusão digital e aprimorar a qualidade das conexões, beneficiando desde o ensino remoto até procedimentos de telemedicina. A sessão terminou com aplausos entusiasmados, abraços calorosos e a certeza de que a UFMS segue conectando — literalmente — ciência, tecnologia e sociedade.
Texto: Alessandro Arruda e Arlindo Machado
Imagem: Alessandro Arruda