OBGOV organiza World Café Fórum: evento facilita diálogos e tomadas de decisão efetivas

Postado por: Marcel Lopes

O primeiro World Café Fórum, organizado pelo OBGOV, e realizado na tarde de quarta-feira, 14, na Escola Judicial do Estado de Mato Grosso do Sul (Ejud-MS), foi marcado por rodadas de conversas sobre fluxos processuais, gestão de carreira e desafios vivenciados pela equipe do Núcleo Psicossocial das Varas da Família, da Infância e da Criança e Adolescência, do Fórum da Comarca de Campo Grande (MS).

A ação foi coordenada pela professora Denise Barros de Azevedo, da Escola de Administração e Negócios (ESAN/) da UFMS, segundo a qual “tratou-se de um momento único para os colaboradores do Fórum. Eles puderam escutar suas dores, uns dos outros, e propor juntos soluções para a realidade que vivem em comum e desejam transformar para melhor”.
Professora Denise Azevedo explicou que “o que se percebe dentro das organizações com setores que precisam de alguma remodelagem é que os indivíduos se fecham em sua complexidade e focam apenas nos problemas e não em formular soluções e comunicar de modo coletivo para a instituição. O que traria um ganho potencial de resultados positivos para todos. O diálogo tem esse poder”.

Os trabalhos foram conduzidos, ainda, pelo Coordenador do Observatório, professor Alessandro Gustavo Souza Arruda. De acordo com ele, “essa é uma atividade inédita do OBGOV, contudo está intimamente alinhada às duas áreas em que atuamos: inteligência e governança”.

Numa avaliação prévia, o professor anunciou que já consegue “perceber que a intervenção do Observatório com o World Café Fórum deverá ser a partir de importantes sugestões de práticas de gestão e de governança, que perpassarão por diferentes nivelamentos de estruturas”.

Além dos professores, participaram duas estudantes do Programa de Doutorado em Administração da ESAN/UFMS, Gabrielly Martins e Ana Carolina Monteiro. E o bacharel em Direito e estudante de Economia, Gustavo Marinho.
Para a estudante Gabrielly Martins, há uma emergente necessidade de que algumas demandas particulares dos profissionais, como a construção de novos fluxos de trabalho, sejam ouvidas e consideradas neste processo de análises do Observatório. “Para o bom andar dos trabalhos, podem fazer toda a diferença.”

Ana Carolina Monteiro, por sua vez, expôs que o World Café Fórum revelou uma grande oportunidade do Observatório fomentar entre os profissionais a adoção e estabelecimento do diálogo como uma ferramenta corretiva e de negociação.

Neste sentido, professora Denise Barros de Azevedo complementou que “o diálogo dentro das organizações possibilita uma maior comunicação e colaboração em projetos e parcerias e pode ser parte integrante de uma abordagem de gestão. Pode contribuir para mudanças de pensamentos e comportamentos, que alteram as regras pessoais das organizações ou o que os Stakeholders representam”.

Já Gustavo Marinho chamou a atenção para a preocupação dos profissionais com a execução de processos pontuais, a fim de se evitar retrabalhos e diminuir margens de erros.

O WORLD CAFÉ FÓRUM

Os professores concordaram que os dezessete participantes, psicólogos e assistentes sociais, organizados por números, aleatoriamente, em quatro mesas, acompanhados, de modo rotativo, pelos quatro facilitadores, desenvolveram a dinâmica com entrega e comprometimento. A cada rodada de perguntas, as discussões ficavam mais intensas e as respostas mais elaboradas.

Os profissionais responderam a quatro perguntas-chave sobre: gestão de carreira, otimização de processos, adoção de estratégias, medidas facilitadoras. O objetivo da dinâmica foi ir além do brainstorm. Os profissionais foram incentivados a compartilhar conhecimento, experiências, criar sinergia e otimizar processos.

As manifestações das rodadas de conversa com os psicólogos e assistentes sociais serão analisadas pela Equipe do World Café e gerarão um Relatório de oportunidades direcionado à realidade do Núcleo Psicossocial do Fórum da Comarca de Campo Grande (MS).

A METODOLOGIA WORLD CAFÉ

Criada no universo corporativo dos Estados Unidos, em 1995, o World Café é uma metodologia baseada no diálogo e na ideia de liderança conversacional. Os participantes, então, dedicam‐se à busca de respostas a perguntas significativas que desafiam e estimulam o fluxo de ideias.

É, portanto, um processo de conhecimento coletivo que se desenvolve ao longo de várias rodadas de conversas colaborativas, a fim de que os participantes produzam ideias e propostas assertivas e inovadoras dentro do contexto proposto.

É com base na observação da importância do diálogo para os sistemas sociais e nos processos de fluxo de ideias e polinização cruzada que a metodologia de World Café foi construída.

Assessoria de Comunicação OBGOV