OBGOV Utiliza BI para Transparência em Dados Públicos
O Observatório de Inteligência e Governança Pública da Esan/UFMS, conhecido como OBGOV, tem como missão catalogar, organizar e facilitar o acesso a informações, estatísticas, atividades e impactos das instituições públicas na sociedade. Nesse âmbito, utiliza-se o Business Intelligence (BI) para apresentar de forma visual e dinâmica dados sobre Inteligência e Governança Pública em Mato Grosso do Sul. O BI, ou Inteligência de Negócios, envolve a coleta de dados e sua transformação em informações úteis para a tomada de decisões.
O analista de T.I. Jefferson Nóbrega, responsável pela criação dos painéis, comentou sobre o processo: “Não se trata de criar gráficos aleatórios para todos os dados. É necessário identificar quais dados podem resultar em informação. O maior desafio é encontrar a forma ideal de representar todos os dados relevantes através de gráficos que gerem valor para o observatório”.
Atualmente, o OBGOV dispõe de dois painéis de BI disponíveis via Looker Studio, uma ferramenta global da Google. O primeiro painel exibe detalhes de todos os órgãos públicos no estado, incluindo suas naturezas jurídicas, esferas de governo (federal, estadual e municipal), poderes (executivo, legislativo e judiciário), CNAEs -Classificação Nacional de Atividades Econômicas e uma representação geográfica em mapa. O segundo painel oferece uma visão geral dos dados coletados em Inteligência e Governança Pública, incluindo informações sobre disciplinas acadêmicas, dissertações, teses, cursos, livros, grupos de pesquisa, além de publicações em periódicos. Esses painéis estão disponíveis publicamente e podem ser acessados por meio da seção “Estatísticas” no site do OBGOV. https://obgov.ufms.br/estatisticas/painel-de-orgaos-publicos-em-mato-grosso-do-sul/
Por: Tatiana Barbosa Rodrigues
1 de junho de 2024